SEU CACHORRO FEZ XIXI NO SOFÁ? LAVAGEM DE SOFÁ EM SANTOS - SÃO VICENTE - PRAIA GRANDE - GUARUJÁ - CUBATÃO

Xixi no lugar certo: como ensinar o pet?

Ensinar cães adultos ou filhotes a usar corretamente o seu banheirinho não é tarefa difícil. Porém, requer paciência, consistência e lógica.
Primeiro, é necessário estabelecer um lugar neutro para deixar o cãozinho quando precisar ficar sozinho, ou quando não puder supervisioná-lo. Um lugar sem tapetes, carpetes ou outras superfícies difíceis de limpar, caso o cão erre o lugar das necessidades; de um lado do cômodo vão a caminha e os potes de água e ração, e do outro lado o banheiro, que pode ser forrado com jornal ou tapete higiênico. Essa divisão ajuda o cão a acertar o lugar das necessidades, pois eles normalmente evitam se aliviar perto da cama ou da comida.
Quando houver pessoas em casa para supervisionar o cãozinho, ele poderá ficar mais à vontade na casa, mas deve ter sempre um banheirinho por perto. Se o banheiro estiver na área de serviço e o pet estiver brincando na sala, dificilmente ele conseguirá segurar e correr para o banheiro, e um erro provavelmente vai acontecer. Devemos facilitar a vida do pet, evitando erros e promovendo acertos, colocando banheirinhos no cômodo em que estiver, e se for filhotinho, podemos colocar até mais de um banheiro por local. Depois de brincar com o cão por alguns minutos, coloque-o perto do banheiro, e se ele fizer as necessidades, recompense-o com um delicioso petisco. Recompensar os acertos é a melhor forma de ensinar qual o local correto das necessidades. Fique atento a sinais, como cheirar o chão, girar ou se abaixar, pois indicam que o animal está apertado. Quando isso acontecer, leve-o ao banheirinho e aguarde alguns minutos para que ele faça as necessidades.
Geralmente os cães, principalmente os filhotes, fazem as necessidades depois de acordar de manhã, após as refeições, depois das sonecas e depois de brincar. Então, é preciso ficar esperto nesses momentos para que o pet não fique solto e erre o local. Mas se acontecer algum erro, nada de dar broncas no cão! Repreensões severas podem deixar o cãozinho com medo de fazer as necessidades na frente de pessoas, e você perde a oportunidade de recompensar os acertos, ou ainda pior, isso podem ser encaradas como atenção pelo animal, que pode entender todo aquele “sermão” da bronca como elogio e repetir o erro. O correto é tirar o pet do local sem falar nada, e limpar sem que ele veja. Depois de limpo, espalhar ração e petiscos no lugar do erro para que o cãozinho passe a associar aquele local com alimentação e não com banheiro.
Alguns cães podem aprender em questão de dias o esquema do banheiro, outros podem demorar mais tempo, principalmente se passaram muito tempo sujando diversos locais da casa. Por isso que o treino para necessidades no lugar certo precisa ser levado à sério e ser consistente. Lembrando que a Cão Cidadão trabalha com o métodoAdestramento Inteligente, que visa reforçar e recompensar os comportamentos corretos do cães. Sendo assim, se o pet estiver aprendendo a usar o banheiro corretamente deverá ser recompensado sempre que possível – com petiscos, carinho e atenção – pois é essa associação positiva que fará com que ele aprenda!

Postagens mais visitadas deste blog

LAVAGEM DE BANCO DE CARRO - VAN - HIGIENIZAÇÃO BANCO DE CARROS-VAN - LIMPEZA DE BANCO DE CARRO E VAN - SANTOS - SÃO VICENTE

Como Manter o Sofá Limpo Por Mais Tempo